Uma Visão que Alça Voo: A História da Capadócia Coffees
Nas montanhas da Mantiqueira de Minas, no sul de Minas Gerais, entre altitudes que variam de 1090 a 1280 metros, encontra-se a Fazenda Fortaleza, lar da Capadócia Coffees. Rodeada por matas ciliares e abençoada com nascentes, a propriedade é um testemunho da união entre tradição e visão de futuro, liderada por Augusto Borges Ferreira, quarta geração das famílias Borges e Ferreira dedicadas ao café.
Augusto, formado em Administração e membro ativo da cooperativa APAS, traz no sangue a herança cafeeira, mas no olhar, a busca incessante por inovação. Por mais de uma década, ele tem investido na qualidade, aprendendo os princípios da sustentabilidade e aplicando tecnologia para elevar o padrão de seus cafés. Ele não apenas seguiu os passos da família; ele decidiu alçar voos mais altos.
Inicialmente, seu pai via com ressalvas a aposta no café, um caminho muitas vezes árduo e pouco recompensador. Mas a paixão de Augusto, aliada aos resultados – cafés de excelência e prêmios em concursos – provou que havia, sim, um futuro promissor naquelas terras. Foi essa visão de ir além que inspirou a mudança do nome: de Fazenda Fortaleza, um nome comum entre centenas, para Capadócia Coffees.
“Mudei o nome do nosso negócio de Fazenda Fortaleza […] para Capadócia. É português para Cappadocia, a região na Turquia onde eles voam balões de ar quente. Eu nunca voei em um balão, mas acho lindo! De um balão, você pode meio que ver quilômetros à frente. É como o café, sabe?” — Augusto Borges Ferreira
Essa capacidade de “ver quilômetros à frente” se reflete em cada detalhe da produção. Augusto investe em tecnologia, como selecionadoras por cor, para garantir que apenas os melhores frutos cheguem à xícara. Ele se interessa por toda a cadeia produtiva, começando o dia saboreando um coado feito com seus próprios grãos premiados. Mas sua maior inovação talvez esteja nas pessoas. Augusto acredita que a qualidade excepcional de seu café é fruto direto do cuidado com sua equipe, para ele o time é uma extensão da família.
“Minha equipe é como minha família.” — Augusto Borges Ferreira
Essa filosofia – que une rigoroso controle de qualidade, investimento em tecnologia, práticas sustentáveis e, acima de tudo, valorização humana – resulta em cafés especiais que contam uma história. Uma história de paixão, visão e colaboração, cultivada nos 10 talhões da fazenda, como Capadócia, Arrozá e Pedreira, e também no inovador Projeto AAA, em parceria com amigos.
Uma história que você pode viver
Ao assinar o Cafés do Brasil Club, você se conecta com a visão de futuro de Augusto Borges Ferreira. Você leva para casa não apenas cafés excepcionais da Mantiqueira de Minas, cultivado com tecnologia e cuidado artesanal, mas também a história de uma nova geração que acredita no poder transformador do café – um poder que valoriza a terra, as pessoas e a qualidade em cada xícara.
Experimente o sabor de um café que nasceu da tradição, mas alça voo rumo ao futuro. Viva a história da Capadócia Coffees. Viva o café especial com quem o cultiva com paixão e propósito.
O ouro do Brasil na sua casa – Contamos histórias na sua xícara.
Qué café?
0 comentários